top of page

Colômbia se prepara para celebrar seu Centenário missionário

Entre 5 e 7 de julho de 2024, a Igreja colombiana comemorará cem anos da realização do Primeiro Congresso Missionário Nacional.

Missionários em formaçãp no Centro Missionário
Missionários em formaçãp no Centro Missionário

Convocadas pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), mil e duzentas pessoas, entre sacerdotes, consagrados, seminaristas e leigos, das diversas regiões, se reunirão em Bogotá, na Pontifícia Universidade Javeriana, para renovar o seu compromisso missionário e ser protagonistas na concepção de caminhos novos e criativos para continuar anunciando o Evangelho, no âmbito do XIII Congresso, constituído como o congresso do centenário. Os bispos do país acompanharão esta importante celebração.


O Primeiro Congresso Missionário Nacional realizado de 15 a 24 de agosto de 1924 na Colômbia foi pioneiro em todo o mundo, descrito como um despertar e Kairós do Espírito na Igreja; A então Madre Laura Montoya Upegui incentivou diretamente a sua organização, em preparação para a exposição missionária que se realizou em Roma, por ocasião do Ano Santo de 1925. Anos depois, começaram a replicá-la em outros países, como o México. Daí o lema escolhido para este centenário: “Na Igreja Missionária, Colômbia primeiro!”


O evento projetou para a Colômbia um caminho fecundo na transmissão do Evangelho, do qual surgiram grandes figuras de santos e mártires missionários , entre eles a própria Santa Madre Laura, o Venerável Miguel Ángel Builes, o Beato Padre Marianito, os beatos mártires do hospital, Beato Pedro María Ramírez, Beato Jesús Emilio Jaramillo Monsalve e Beata Maria Berenice Duque Hencker. Além disso, importantes projetos, comunidades e institutos, com um determinado compromisso com a missão, entre os quais se destacam o Instituto de Missões Estrangeiras de Yarumal, os Missionários Teresita e as Filhas da Misericórdia.


De forma especial, o congresso do centenário terá início oficialmente na sexta-feira, 5 de julho, com a entronização das relíquias de Santa Laura Montoya. Durante o seu desenvolvimento serão realizadas diversas apresentações, sessões de trabalho em grupo, espaços com testemunhos missionários e dias de adoração eucarística. Todos eles pensados ​​para contribuir com o desejo dos batizados, formados e amantes da missão, para que as regiões da Colômbia vão anunciar o Senhor, ou também, para outros países onde a mensagem ainda não chegou ou onde há mais multiplicadores. necessário.


O cardeal Luis Antonio Tagle, pró-prefeito da seção para a primeira evangelização e novas igrejas particulares do Dicastério para a Evangelização do Vaticano, será o convidado internacional especial. Será responsável pela primeira apresentação do evento, intitulada “A missio ad gentes na Igreja local”; Além disso, no domingo, 7 de julho, presidirá a Eucaristia Solene de encerramento e envio missionário.


“O congresso do centenário será para todos nós um ponto de recomeço no trabalho evangelizador na Colômbia e, sem dúvida, uma maravilhosa oportunidade para a nossa Igreja Católica continuar a florescer e fazer com que todo o povo colombiano encontre, entre outros, os caminhos da paz tão esperada”, expressou Dom Mario de Jesús Álvarez, bispo de Istmina-Tadó, administrador apostólico de Quibdó e presidente da Comissão Episcopal de Missões.

O prelado também se referiu à necessidade deste momento para ajudar a viver “um Evangelho dinâmico” na Colômbia; Ele indicou três advérbios inspirados em Atos dos Apóstolos 1:8 que enquadram esta tarefa: aqui, ali e ali. “Aqui, na minha paróquia e na minha diocese; lá no resto das jurisdições da Colômbia; e ali, em qualquer lugar do mundo”, explicou Dom Mário.


É importante lembrar que, na Colômbia, realiza-se um Congresso Missionário Nacional a cada 4 anos. Embora no caso desta edição centenária as vagas para participação presencial já estejam esgotadas, quem desejar de qualquer lugar do mundo também pode aderir, virtualmente fazendo uma contribuição de 40.000 COP ou 12 USD. A inscrição pode ser feita aqui.


Por POM

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui



Comments


bottom of page