Além da JMJ, a iniciativa propõe uma peregrinação aos países vizinhos para conhecer as realidades missionárias e caritativas da Igreja aí presentes
De 1 a 6 de agosto neste ano, os jovens católicos de todo o mundo voltarão a reunir-se para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa. Portugal acolherá peregrinos do mundo inteiro, quatro anos após o encontro dos jovens no Panamá em 2019.
O PIME na Itália também se prepara para participar desta JMJ com um grupo de 62 jovens. Padre Alessandro Canali, animador missionário do PIME na Itália e um dos organizadores, comenta sobre a proposta: “A iniciativa deste ano chama-se ‘Crossroads’ (Encruzilhadas) e prevê uma viagem que levará o grupo a percorrer Itália, França, Espanha e Portugal durante duas semanas, vivenciando um conjunto de experiências significativas.” Com os jovens, padre Canali disse que eles visitarão várias cidades europeias para viver um encontro com realidades de igrejas vizinhas, mas diferentes da realidade italiana: “Atravessaremos Marselha, cidade colorida e cosmopolita, um antigo porto mediterrâneo. Barcelona, capital da Catalunha, uma das cidades europeias mais ricas e destino de milhares de turistas. Tentaremos conhecê-la exatamente em sua parte mais pobre e ‘oculta’. E, por fim, antes de Lisboa, também Madrid.”
Segundo o padre Canali, o objetivo da viagem é simples e reflete o que os organizadores das edições anteriores propõem aos jovens: “Viajar de ônibus, parando para conhecer várias realidades missionárias e caritativas.” Para o animador missionário, a ideia dessa peregrinação em etapas é para o que os jovens reunidos pelo PIME partilhem um itinerário que prepare o coração deles ao encontro em Lisboa: “Não é viagem que se faz com um só destino., mas você se aproxima de uma meta cuidando-a, desejando-a e construindo lentamente as relações ao longo do percurso.”
Comments