top of page

Filipinas: 'Missão popular' para pedir dom de novas vocações sacerdotais e religiosas

No país asiático, as comunidades eclesiais estão enfrentando o problema da crise de vocações com determinação e criatividade. Os missionários redentoristas da Província de Cebu sempre deram a maior importância à pastoral vocacional. O Centro provincial do Santíssimo Redentor na Cidade de Cebu realiza encontros anuais dirigidos pela equipe provincial de vocações. Esses encontros analisam ideias, métodos e oportunidades para acompanhar e apoiar as novas vocações ao sacerdócio e à vida religiosa


Encontro do Papa Francisco com religiosas durante Viagem Apostólica à Tailândia e Japão em novembro de 2019 (Vatican Media)

A crise vocacional também se tornou uma emergência para as Igrejas da Ásia, que no passado recente viram tantos jovens serem atraídos para a vida sacerdotal e religiosa. Nas Filipinas, as comunidades eclesiais estão enfrentando o problema com determinação e criatividade.


A Arquidiocese de Cebu, como parte do Mês dedicado às vocações, lançou iniciativas públicas sediadas no Freedom Park do Mercado Público de Carbono. Durante uma semana de reuniões e reflexões compartilhadas, homens e mulheres pertencentes a diferentes congregações religiosas organizaram encontros abertos a todos, especialmente aos jovens, onde apresentaram sua experiência vocacional, com a convicção de que, diante da crise vocacional, "não podemos alcançar nossos objetivos sozinhos. Só podemos fazer isso juntos, como Igreja, com o apoio de todo o povo de Deus", disse à Agência Ucanews o padre Ferderiz Cantiller, sacerdote redentorista, que preside o grupo de diretores vocacionais da Cidade de Cebu, no país do sudeste asiático.


Rezar para pedir ao Senhor o dom de novas vocações

As iniciativas postas em prática não são marcadas pela pretensão de "recrutar" novas vocações em um curto espaço de tempo com estratégias de propaganda. A ênfase está, sobretudo, na urgência de rezar para pedir o dom de novas vocações.


Durante a semana de iniciativas, os padres criaram espaços no Mercado público onde administraram o sacramento da confissão e compartilharam a leitura da palavra de Deus com os transeuntes, vendedores ambulantes e moradores de rua. Os dias se transformaram em uma verdadeira missão popular conduzida em meio a ruas movimentadas, uma missão que também se expressou espontaneamente em obras de caridade, como oferecer comida aos famintos e cuidados médicos a pessoas sofredoras de várias patologias, bênçãos dadas a qualquer pessoa que pedisse, além de tempo dedicado a ouvir e confortar todos aqueles que tinham problemas e expectativas para confidenciar.


Prioridade à Pastoral vocacional

Além da Arquidiocese de Cebu, a Caritas local e, entre outros, os Redentoristas, as leigas consagradas da Instituição Teresiana, as Irmãs de São Paulo de Chartres e da Congregação da Misericórdia também participaram da semana vocacional realizada no espaço aberto de um mercado.


Os missionários redentoristas da Província de Cebu sempre deram a maior importância à pastoral vocacional. O Centro provincial do Santíssimo Redentor na Cidade de Cebu realiza encontros anuais dirigidos pela equipe provincial de vocações. Esses encontros analisam ideias, métodos e oportunidades para acompanhar e apoiar as novas vocações ao sacerdócio e à vida religiosa.


 Por Vatican News


 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre a Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui



Comments


bottom of page