top of page

Inscrições abertas: Curso Ad Gentes de extensão para missionários

O Curso Ad Gentes acontecerá de 03 a 22 de outubro de 2022, e tem como texto iluminador a passagem dos atos dos Apóstolos (1,8): “Sereis minhas testemunhas”.



Promovido pelo Centro Cultural Missionário da CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, o curso tem como objetivo geral oferecer uma formação missionária específica para missionários (as) enviados (as) à Missão Ad Gentes.

Já como objetivos específicos busca:

- aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão do significado da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão;

- Fornecer aos participantes referenciais essenciais teóricos e práticos para a ação missionária, recorrendo a vários tipos de mediações interdisciplinares;

- Proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.


Durante a permanência do CCM os participantes são convidados a cultivar um estilo de vida de despojamento, serviço, acolhida, vida comunitária, espiritualidade e cuidado com o todo que os envolve. O curso é intensivo: manhã e tarde. A noite é reservada para execução das atividades solicitadas pelos assessores(as). É importante que as pessoas participem de toda a programação proposta.


Para quem?

O curso foi pensado para missionários (as) presbíteros, diáconos, consagrados(as), seminaristas, leigos (as) prestes a serem enviados para a Missão Ad Gentes. Para os organizadores, a formação dos missionários é um fator básico para o desenvolvimento das atividades missionárias. É preciso, antes de tudo, capacitá-los e qualificá-los recorrendo a um debate interdisciplinar que provoque uma maior percepção do que é ser missionário (a) na sociedade contemporânea em que vivemos.


Programa

O foco do curso é a pessoa do missionário(a). O caminho formativo dá-se através das seguintes abordagens: Dimensão humano-afetiva da missão; Dimensão bíblica da missão; Dimensão histórica da missão; Dimensão socioambiental e geográfica da missão; Dimensão teológica da missão; Dimensão eclesial da missão; Dimensão antropológica da missão; Dimensão pedagógica da missão; Dimensão espiritual da missão.


Estrutura física e organização

Para o bom aproveitamento do curso é preciso que cada participante tome conhecimento e concorde, previamente, com a organização e as regras da casa. Tempos e espaços foram pensados e elaborados com base em uma proposta formativa específica. Algumas exigências logísticas requerem a colaboração dos cursistas.


O curso será realizado na sede do CCM em Brasília, DF – onde os participantes são também hospedados. A casa oferece sala de conferências, de reuniões, de jogos e aparelhos de ginástica, sala de estar com TV a cabo, biblioteca, capela, oratório, lavanderia comunitária e uma área externa. Os quartos para os participantes são individuais (duplos, em alguns casos), com roupa de cama e de banho. Todos os ambientes da casa têm conexão com internet sem fio.



Rotina espiritual

Diariamente haverão momentos de oração, laudes e a Celebração Eucarística de segunda a sábado, onde as mesmas são preparadas pelos participantes, seguindo sugestões dos assessores ou da equipe de coordenação. Aos domingos os cursistas participam das celebrações nas Paróquias da Arquidiocese de Brasília.


Investimento

O investimento total do curso é de R$ 4.800,00 reais. O pagamento pode ser feito via transferência bancária – pix ou depósito.



Por POM


Commentaires


bottom of page