A Congregação das Irmãs do Amor de Deus celebraram no dia 27 de Abril 160 anos da sua fundação, estando na origem o Padre Jerônimo Usera y Alarcon.
Em todas as comunidades, nas ilhas de São Nicolau, São Vicente e Santiago, o evento foi celebrado com Eucaristia, renovação dos votos e convívio.
Na cidade do Mindelo o acontecimento foi assinalado, este domingo 28, com Missa Solene na Igreja Paroquial de São Vicente, presidida pelo Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes. Durante a celebração três das quatro religiosas, uma de São Nicolau, uma de Santiago e uma que veio de Angola para reforçar o elenco, na ilha de São Vicente renovaram os votos. A religiosa Filomena Silva por motivos de saúde não participou na celebração. Participaram ainda antigos alunos, antigas alunas que passaram pela Escola Padre Usera, bem como alguns pais, amigos, benfeitores e a comunidade paroquial.
O carisma legado pelo fundador consiste em encarnar o Amor de Deus na vida.
A Congregação conta com mais de duas mil religiosas em vários países do mundo. Chegou a Cabo Verde em 1943, a pedido do então Bispo Dom Faustino Moreira dos Santos que foi bispo no arquipélago entre 1941 até à sua morte, em Julho de 1955. A sua ação missionária em Cabinda, Angola e Cabo Verde foram preponderantes para o ressurgimento da fé católica naqueles territórios africanos.
Por Rádio Nova de Maria - Cabo Verde
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui
Comments