top of page

PIME envia missionário para a missão na Costa do Marfim

O diácono Benedito de Medeiros, missionário do PIME e originário de Almeirim (PA), recebeu o crucifixo missinário e parte para a Costa do Marfim



No dia 22 de agosto de 2022 foi realizado em Almeirim – PA o envio missionário do diácono Benedito de Medeiros, que tem como destinação a Costa do Marfim, no continente africano. A Santa Missa foi presidida pelo missionário do PIME, padre Pedro Facci e concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Jorge Mateus, onde o diácono Benedito recebeu o seu crucifixo missionário.


A ocasião contou também com ações missionárias em toda a comunidade. Visitas aos enfermos e benção das casas em diferentes locais, para os duzentos jovens da catequese foi realizada uma noite de adoração, com o santo terço missionário rezado em diversos idiomas. . As visitas ficaram marcadas pelos diversos missionários do PIME entre eles padres, seminaristas, amigos e também pelas missionárias Irmãs da Imaculada que animaram este momento importante para a comunidade de Almeirim.

O envio missionário aconteceu na festa solene da Assunção de Nossa Senhora. Em sua homilia, padre Pedro Facci enfatizou a urgência da missão no mundo e a grande necessidade de missionários:

“Maria Santíssima, a mãe de Jesus, a mãe de Deus, nos ajuda na caminhada de fé, Ela nos ajuda a gerar Cristo em nós e no meio de nós e, ainda, a anunciar Jesus até os confins da Terra. Quando Maria recebeu a visita do anjo e deu o seu ‘sim’, ela partiu apressadamente. A missão não conhece lentidão, a missão é urgente! Tem que partir! Apressadamente!”.

Em resposta a esse chamado, o diácono Benedito sonha com a sua nova terra onde projeta estar de coração aberto à aprendizagem.

“O meu sonho é aprender bem a língua francesa, em primeiro lugar. E, aos poucos, aprender a servir e amar aquele povo.”

Além do mais, ele também conta que o maior motivo de deixar seus pais, Sr. Benedito de Medeiros e Sra. Socorro de Medeiros, é poder testemunhar o amor de Jesus. Esse amor que o inspira e o encoraja no seu lema ministerial: “Se eu, o Mestre e o Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros." (Jo 13,14) :

“Testemunhar esse mesmo amor que me fez deixar pai, mãe, irmãos... e não só minha família, mas também minha cultura e língua por amor a um povo que ainda não conheço, mas que aos poucos, poderei amar e servir com amor e por amor”, - Diácono Benedito.

A principio, o diácono Benedito irá para Yaoundé, capital de Camarões, para estudar francês. Sua permanência por lá será cerca de um ano. Ele residirá no Seminário Internacional Filosófico do PIME – dedicado ao venerável monsenhor Ângelo Ramazzotti – que conta com uma estrutura formativa para seminaristas provenientes de países africanos como Camarões, Costa do Marfim e Guiné Bissau. Após esse período de estudos da língua, sua destinação para a Costa do Marfim será realizada. Em 2023, o PIME completa 50 anos de missão naquele país.


por Lucas Chiconeli

seminarista, comunidade propedeutica PIME



bottom of page