top of page

Polônia: O Sínodo missionário das crianças 2022

As crianças representarão 33 dioceses da Polônia em Varsóvia no próximo sábado, 17 de setembro, para o “Sínodo Missionário” dedicado a elas. São 400 participantes entre crianças, cuidadores, voluntários e convidados para esta iniciativa promovida pela Direção das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Polônia, no contexto da celebração do 100º aniversário do reconhecimento da Obra da Infância Missionária como Obra Pontifícia.


Foto: Fides

A formação das crianças que faz parte do caminho sinodal iniciado em vista da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em Roma em outubro de 2023 sobre o tema "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.


Os jovens missionários pertencentes a estes grupos estão envolvidos na vida da Igreja, especialmente nas áreas missionárias "- explicam as POM polonesas à Agência Fides -. Celebrando o 100º aniversário do status "pontifício" da Obra Missionária da Criança, o que crianças missionárias fazem nas suas dioceses é procurar formas de animar a atividade missionária, este é o objetivo deste encontro, cujo tema é "Com o Santo Padre despertamos para a missão!".


As crianças chegam ao final de uma preparação de dois anos em que aprofundaram o que é um sínodo e o que são as POM; aprenderam a 'oração sinodal', que começaram a recitar em todos os encontros formativos que acontecia todo dia 17 do mês. Nos encontros mensais aprofundavam o conhecimento da Santa Missa. Também prepararam "a folha da Diocese", que é a representação gráfica do empenho missionário das crianças na diocese a que pertencem. Todas essas folhas serão encadernadas e formarão um livro sinodal que será levado em procissão durante a celebração eucarística do Sínodo. Como registro deste trabalho preparatório, as dioceses também fizeram pequenos vídeos, ilustrando as diversas atividades missionárias. Em junho deste ano, no final do ano letivo, os delegados das várias dioceses foram oficialmente enviados ao Sínodo pelo seu Bispo.


A Universidade Cardeal Wyszyński de Varsóvia sediará o Sínodo Missionário das Crianças, co-organizado pela sua Faculdade de Missiologia. Durante o dia, em que momentos de oração se alternarão com trabalho de grupo e jogos, as intervenções da Irmã Roberta Tremarelli, Secretária Geral das POM, Mons. Salvatore Pennacchio, Núncio Apostólico na Polônia, Presidente da Comissão Missionária na Conferência Episcopal Polaca e Dom Jan Piotrowski, Bispo de Kielce.


“O Sínodo Missionário das Crianças será uma grande oportunidade para nos encontrarmos e celebrarmos juntos este 100º aniversário. Teremos o prazer de ser 'pontífices', de fazer parte da Igreja universal - conclui Ir. Monika Juszka RMI, secretária nacional das POM na Polônia - Será também uma oportunidade para refletir sobre como os filhos das POM podem contribuir ainda melhor para revitalizar as atividades missionárias em suas dioceses. Esperamos preparar uma declaração de intenções e princípios com que os participantes possam regressar às suas paróquias e tornar-se fermento de animação e cooperação missionária nas comunidades locais da Igreja”.

Por E. G Agência Fides - Tradução e adaptação Valesca Montenegro, revista Mundo e Missão



Comentarios


bottom of page